No dia 22 de Fevereiro, visitamos o Asilo de S. José para uma tarde de convívio com os idosos. Tínhamos como intenção ajudar estas pessoas a combater a solidão quotidiana, pelo que nos oferecemos para participar em algumas actividades de entretenimento, tais com jogar às cartas e ao bingo.
Esta actividade foi muito gratificante pois sentimos que pudemos contribuir para apartar o sentimento de solidão destes idosos, permitindo que estes partilhassem connosco alguma sabedoria de vida, assim como algumas das suas preocupações face à sua condição. Fomos muito bem recebidos e aceites pelos idosos desta instituição, eram todos muito simpáticos e mostraram-se muito receptivos à nossa companhia e a participar em jogos e actividades diferentes, sendo que as pessoas com quem convivemos mais agradeceram a nossa visita e disseram que gostaram muito da tarde que passamos juntos.
Em suma, esta foi uma experiência verdadeiramente elucidativa, pois mostrou-nos uma outra realidade para a qual a sociedade não nos prepara e que, muitas vezes, prefere ignorar. Entendemos que o envelhecimento faz parte da nossa vida, é um processo natural que se inicia no momento em que nascemos, no entanto não existem limites estabelecidos para o término da nossa caminhada neste mundo, devemo-nos esforçar por manter o entusiasmo, não só o nosso futuramente, mas o daqueles que passam por esta fase agora. Com esta experiência percebemos nitidamente que devemos olhar para a pessoa idosa como ser um humano integral, valioso e com o mesmo direito a ser amado e respeitado como qualquer outro de idade inferior. Não podemos considerar apenas a sua força física, mental e a sua saúde, é preciso respeitar a personalidade formada, a riqueza da experiência acumulada, pois estas pessoas podem trazer de volta muitos valores perdidos pela sociedade actual e evitar, com a sabedoria adquirida em muitos anos de vida, que erros já cometidos se repitam, contribuindo para o avanço da comunidade e evolução do próprio ser humano.
0 comentários:
Enviar um comentário