Quem Somos

Somos um grupo de alunas do 12º5 da Escola Secundária Sá de Miranda que, no âmbito de Área de Projecto, estamos a desenvolver um trabalho de investigação sobre o "Voluntariado".


Através deste blogue pretendemos dar a conhecer as nossas experiências como voluntárias em várias instituições e esclarecer alguns conceitos e metodologias relacionados com o tema, assim como contribuir para a divulgação de iniciativas de solidariedade social e acções de voluntariado, no sentido de, como cidadãs conscientes e activas na sociedade, dar o nosso contributo para a divulgação, promoção e incentivo à prática voluntária em Portugal.


quarta-feira,
2
de

Mais de duas mil toneladas de alimentos angariados pelos Bancos Contra a Fome !

Os Bancos Contra a Fome recolheram neste Sábado e Domingo um total de 2006 toneladas de géneros alimentares, quantidade 3,9% superior ao da campanha realizada em Maio de 2009.
 A campanha contou com a colaboração de 28 mil pessoas que asseguraram a recolha, transporte, pesagem e separação dos produtos, naquela que é considerada a maior acção de voluntariado organizada em Portugal.
Os géneros alimentares vão começar a ser distribuídos a partir da próxima semana a mais de 1700 instituições de solidariedade, que por sua vez os entregam a cerca de 275 mil pessoas com carências alimentares comprovadas.


“Por mais pequena que seja a sua contribuição, a sua ajuda é enorme é o tema da campanha que se prolonga até 6 de Junho, com a possibilidade de aquisição de vales que representam uma unidade de um produto seleccionado, sendo que ainda há possibilidade de se fazer uma doação em dinheiro que é convertida em leite e dá lugar à emissão de recibo, nas cerca de 3700 lojas “Payshop”.

domingo,
23
de

Trolhas por um dia!

No dia 20 de Fevereiro, juntamo-nos à Associação Habitat para unir esforços na construção de uma habitação para uma família em situação precária, com o objectivo de promover a possibilidade da mesma viver numa casa digna, com as bases para desenvolver uma vida em família saudável e construtiva.



Deste modo, de manhã cedo, encontramo-nos com o coordenador do voluntariado na sede da Habitat em Braga, João Cruz e com um grupo de sete voluntários de Lisboa, que nos cedeu transporte até Vilarinho, em Vila Verde, onde nos encontrámos com os restantes voluntários, provenientes de Vila Cova.



Depois de chegarmos ao local de construção em Vilarinho (formámos um grupo de trinta pessoas!), fomos divididos em vários grupos conforme as tarefas a desempenhar: transporte e colocação das vigas, disposição dos taipais, transporte e colocação das tijoleiras de barro. Depois de nos equiparmos com o material de protecção, que inclui capacete, luvas e impermeável (as condições climatéricas não eram as melhores, mas não perdemos o ânimo!), começámos finalmente a trabalhar sob supervisão e orientação do engenheiro Luís, que nos fornecia todas as informações necessárias para desempenharmos correctamente as nossas tarefas, sendo que, com a cooperação de todos, foi possível concluir com sucesso a construção da placa do rés-do-chão durante a manhã. Depois de um almoço hilariante com os fantásticos voluntários que nos acompanharam, iniciámos uma nova empreitada: fazer massa para preenchimento dos espaços entre as vigas e reforço da estrutura da placa, altura em que ficámos encarregadas de transportar a massa e os sacos de cimento. Embora pareça difícil, todos nos sentíamos bem a fazê-lo, tornou-se mais fácil do que nunca e todos trabalhávamos com um sorriso na cara e conversávamos com boa disposição e uma sensação de bem-estar e satisfação por estarmos a ajudar aquela família, que nos transmitiu, no final do dia, a sua gratidão e retribuiu com palavras sinceras a nossa presença.



Esta foi, sem dúvida, uma experiência muito positiva, simultaneamente didáctica e divertida, pois obtivemos muitos conhecimentos sobre construção e tivemos a oportunidade de conhecer e conviver com pessoas verdadeiramente extraordinárias, simples e autênticas, e compartilhar do espírito de solidariedade que vigorou nesse dia, enquanto ajudávamos uma família necessitada a ter acesso a condições de vida dignas ao colaborar na construção da sua casa.




quinta-feira,
13
de

Serviço de Voluntariado do Hospital de Braga


Há um grupo de Bracarenses que dispensam diariamente um pouco do seu tempo para realizar algumas actividades de voluntariado em prol dos utentes do Hospital de Braga. A principal motivação deste grupo é a satisfação dos utentes do Hospital e a realização pessoal que traz um bem estar interior originado do prazer de ajudar quem mais precisa.
Neste momento, têm como principal objectivo a construção de uma biblioteca, a Biblioteca do Serviço de Voluntariado do Hospital de Braga, para proporcionar aos leitores um momento de prazer através da leitura.
Quer ajudar a construir esta Biblioteca?? Quer doar um livro/revista ao nosso Hospital??
Agradecemos a todas as pessoas solidárias que queiram oferecer um sorriso aos utentes do Hospital de Braga.

Contactos:

sexta-feira,
7
de

Banco Alimentar - 30 e 31 de Maio



Campanha de Recolha de Alimentos em Supermercados: 29 e 30 de MAIO


A próxima Campanha de Recolha de Alimentos em supermercados realiza-se nos dias 29 e 30 de Maio de 2010. Reserve já esta data na sua agenda. Se quiser ser Voluntário inscreva-se em http://www.braga.bancoalimentar.pt/p91.php3.


Pode colaborar com o Banco Alimentar em diversas áreas: trabalho de armazém, trabalho de escritório, trabalho em supermercados... o importante é ajudar!!


Colabore com esta causa!!

sexta-feira,
7
de

"Actividade no Asilo são José!"


No dia 22 de Fevereiro, visitamos o Asilo de S. José para uma tarde de convívio com os idosos. Tínhamos como intenção ajudar estas pessoas a combater a solidão quotidiana, pelo que nos oferecemos para participar em algumas actividades de entretenimento, tais com jogar às cartas e ao bingo.
Esta actividade foi muito gratificante pois sentimos que pudemos contribuir para apartar o sentimento de solidão destes idosos, permitindo que estes partilhassem connosco alguma sabedoria de vida, assim como algumas das suas preocupações face à sua condição. Fomos muito bem recebidos e aceites pelos idosos desta instituição, eram todos muito simpáticos e mostraram-se muito receptivos à nossa companhia e a participar em jogos e actividades diferentes, sendo que as pessoas com quem convivemos mais agradeceram a nossa visita e disseram que gostaram muito da tarde que passamos juntos.
Em suma, esta foi uma experiência verdadeiramente elucidativa, pois mostrou-nos uma outra realidade para a qual a sociedade não nos prepara e que, muitas vezes, prefere ignorar. Entendemos que o envelhecimento faz parte da nossa vida, é um processo natural que se inicia no momento em que nascemos, no entanto não existem limites estabelecidos para o término da nossa caminhada neste mundo, devemo-nos esforçar por manter o entusiasmo, não só o nosso futuramente, mas o daqueles que passam por esta fase agora. Com esta experiência percebemos nitidamente que devemos olhar para a pessoa idosa como ser um humano integral, valioso e com o mesmo direito a ser amado e respeitado como qualquer outro de idade inferior. Não podemos considerar apenas a sua força física, mental e a sua saúde, é preciso respeitar a personalidade formada, a riqueza da experiência acumulada, pois estas pessoas podem trazer de volta muitos valores perdidos pela sociedade actual e evitar, com a sabedoria adquirida em muitos anos de vida, que erros já cometidos se repitam, contribuindo para o avanço da comunidade e evolução do próprio ser humano.

sexta-feira,
7
de

"A Brincar e a jogar descobre como te alimentar!"




No dia 17 de Março fomos até à escola EB1 de Cabreiros dinamizar um projecto da Cruz Vermelha com alunos do 3º ano. O objectivo deste jogo é cativar as crianças para uma alimentação saudável e para hábitos e higiene correctos. Este era inspirado no jogo da Glória onde cada casa representa um desafio.
As crianças revelaram-se muito participativas pelo que foi fácil mantê-las cativadas durante o jogo. Notámos também que as crianças respondiam correctamente à maioria das perguntas, revelando uma atitude positiva em relação à alimentação saudável.

quarta-feira,
5
de

Dádiva de sangue

Dar sangue é um processo simples, rápido e quase indolor. É muito importante manter sempre abastecidos os Bancos de Sangue e tal só é possível pela sua doação pois ainda não é possivel produzi-lo artificialmente. Infelizmente verificamos que as reservas de sangue têm diminuido cada vez mais no nosso país, mas quando foi dado o alerta pelos mídia houve um grande deslocamento da população para tentar inverter este processo. Apenas dois membros do nosso grupo de trabalho são doadores de sangue, pois apenas estes têm uma idade superior a 18 anos. A Catarina dirigiu-se aos Bombeiros Voluntários de Braga enquanto a Rita aproveitou uma campanha de Dádiva de Sangue que ocorreu na nossa escola. No final, sentimo-nos bastante bem e realizadas pois era algo que queriamos fazer à muito tempo. É importante realçar que cada dádiva de sangue pode beneficiar no mínimo três doentes.